Esportes
Typography

Quando entrar em campo para enfrentar o Brasil, nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, Lionel Messi terá combustível extra para buscar a vaga na final da Copa América e tentar seu primeiro título com a seleção principal da Argentina.

Em 2 de julho de 2005, há exatos 14 anos, Messi se apresentou para o mundo ao conquistar o Mundial Sub-20 pela seleção, na Holanda, ser artilheiro, melhor jogador e fazer os dois gols da vitória argentina na final do torneio – 2 a 1 sobre a Nigéria, em Utrecht

Apesar dessa taça emblemática e da medalha de ouro olímpica em Pequim-2008, Messi ainda é cobrado e pressionado por nunca ter conquistado um título com a seleção principal em oito competições (e quatro finais) disputadas. Ele busca, portanto, sua quinta decisão no nono torneio oficial. Até hoje, Lionel Messi tem:

Quatro Copas do Mundo: vice em 2014, quartas em 2006 e 2010, oitavas em 2018;
Quatro Copas América: vices em 2007, 2015 e 2016, quartas em 2011.

Na competição disputada na Holanda, Messi ainda era uma promessa do Barcelona à sombra de Ronaldinho Gaúcho. Ele já havia feito sua estreia na equipe principal em 2004, mas só durante o Mundial, em junho de 2005, Messi assinou o primeiro contrato profissional com o clube catalão. Foi no dia 24, quando ele completava 18 anos.

José Pekerman, técnico da seleção sub-20 na época, comemorou a convocação não só pelo ganho técnico, mas também por "tirá-lo" da mira da Espanha, que o via como potencial jogador da seleção por causa de sua base quase toda feita no Barcelona.
– Não podia acreditar no que estava vendo quando fiz Messi jogar na seleção argentina, quase o perdendo para a Espanha – disse Pekerman, em 2014, quando dirigia à Colômbia às vésperas da Copa do Mundo disputada no Brasil.

– Nunca duvidei de que estava aparecendo a grande estrela dos próximos anos. E isso se concretizou. Os primeiros passos são inesquecíveis – completou.
A "Pulga" Messi marcou seis gols no Mundial Sub-20, um deles contra o Brasil, na semifinal. Daquele time, apenas seu parceiro Sergio Aguero estará em campo com a seleção nesta terça. Pelo lado brasileiro, só o lateral-esquerdo Filipe Luís disputou aquele torneio (e era reserva).

Depois de se apresentar para o mundo, Messi voltou ao Barcelona e fez sua primeira temporada consistente pelo clube, em 2005/06 – 25 jogos e oito gols no total, mais os títulos do Campeonato Espanhol, da Supercopa da Espanha e da Liga dos Campeões (apesar de não ter sido relacionado para a final contra o Arsenal).

Após o título, Messi disputou sua primeira Copa do Mundo pela Argentina. E teve a primeira das oito decepções em torneios oficiais. Jejum que ele tenta encerrar nesta Copa América.

FONTE GLOBO

ap 05070206028

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS