Educadora 950

Educadora 950

 A Rádio da Família Cristã

A violência atingiu níveis tão alarmantes que o tema foi escolhido pela Igreja Católica para a Campanha da Fraternidade deste ano. Com o tema "Fraternidade e superação da violência" e o lema "Em Cristo somos todos irmãos", a Campanha da Fraternidade foi lançada nas paróquias e dioceses do Brasil. No domingo, 04, o evento ocorreu no Centro Arquidiocesano de Pastoral de Sorocaba, com a participação do arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine.

Dom Julio explicou que o lançamento da Campanha aconteceu neste sábado e sua abertura se dará na Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval. Segundo ele, o auge da Campanha acontece nos 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Sábado de Aleluia, véspera do Domingo de Páscoa, mas ela é desenvolvida ao longo de todo o ano. Ontem, ele apresentou o texto-base da iniciativa e os subsídios que devem nortear o trabalho dos diversos grupos envolvidos nas ações dos paroquianos.

Em discurso aos fiéis que compareceram no Centro Arquidiocesano de Pastoral, Dom Julio afirmou que a nação como sociedade politicamente organizada tem que se amparar nos pilares de instauração da Justiça, promoção do bem comum e participação de todos.

Também abordou a frequente violência virtual existente nas redes socias com proliferação de fake news, mensagens deturpadas e manifestações de ódio entre pessoas. "As redes socias aproximam aqueles que estão longe e separam os que estão perto", comparou.

Reconhecendo que há comentários nas redes socias que são "terríveis", lembrou que quando isso acontece entre as pessoas, a situação de conflito passa do virtual para o real e um deleta o outro. E alertou: "Nas relações virtuais você pode deletar (pessoas), mas nas relações reais você pode deletar as pessoas?"

Justiça restaurativa

Dom Julio pregou a necessidade de a sociedade praticar a "justiça restaurativa", que inclui a punição de acordo com as leis mas que acrescenta a característica de aproximar o agressor da vítima. Nesse caso, explicou, a vítima tem a oportunidade de expressar a sua dor e o dano causado, e o agressor tem a chance de tomar consciência do prejuízo que provocou.

"Expressar a dor (da vítima), mas também chegar ao perdão", recomendou. Quanto ao agressor, avaliou, a consciência de que praticou um mal também causa dor e a expectativa é de que isso o estimula a restaurar de alguma forma o que fez: "Isso faz parte do processo de restaurar pessoas."

Desse modo, acrescentou, o agressor é visto "não somente como alguém a ser punido, mas alguém que restaura a sua dignidade, é isso o que supera a violência".

Ser fraterno

Confrontado com casos de violência como tiroteios, assaltos e massacres em penitenciárias, notadamente em regiões brasileiras como Ceará, Rio e São Paulo, Dom Julio declarou que esses fatos são a constatação "evidente" de que a violência tem crescido na sociedade. Ele afirmou que combater a violência não deve ser medida tomada somente com os tradicionais mecanismos das leis, das polícias, das punições, mas principalmente pela atitude de "viver a fraternidade" nas relações humanas.

E ter fraternidade, na sua análise, é "ver o outro como o irmão que tem dignidade e que deve ser respeitado". E decretou: "A violência não corresponde à verdade do ser humano."

O Papa Francisco recebeu, nesta segunda-feira (5), o presidente da Turquia, Recep Erdogan. O encontro despertou atenção internacional, entre outros motivos, por causa do clima tenso que havia entre eles.

O presidente da Turquia atravessou a capital italiana, isolada e vigiada por 3.500 policiais. Chegou atrasado ao Vaticano. A conversa com o Papa Francisco durou mais do que o previsto.

Apesar das diferenças de pontos de vista entre eles, existe um desejo comum: que a crise no Oriente Médio seja resolvida com a criação do estado da Palestina e que Jerusalém seja capital dos dois estados e não apenas de Israel.

A poucos metros dali, manifestantes curdos que vivem na Itália protestavam contra o líder turco. Foram bloqueados pela polícia de choque e impedidos de chegar até o Vaticano.

Recep Erdogan também se encontrou com o presidente italiano, Sergio Matarella, e depois com o primeiro-ministro, Paolo Gentiloni. O presidente turco foi atrás de apoio para apressar a entrada da Turquia na União Europeia. O processo está parado desde que o governo dele reprimiu com violência a suposta tentativa de golpe de estado no país.

À imprensa, Erdogan afirmou que a Turquia não pode ser punida por questões internas e que deseja ver o seu país entre os mais desenvolvidos do mundo.

Segundo a União Europeia, não haverá chances de negociação enquanto algumas questões de direitos humanos na Turquia não forem esclarecidas. Erdogan também pediu ao governo da Itália que reconheça o estado da Palestina.

Visando proporcionar mais comodidade e segurança aos estudantes, a Secretaria da Educação de Sobral fará o cadastro online dos universitários dos distritos que utilizam o transporte escolar, até dia 9 de fevereiro. Após o cadastro, cada motorista terá uma lista com os nomes dos universitários autorizados a utilizarem o transporte escolar.

No cadastro online, os estudantes deverão informar os dados solicitados, além de anexar os seguintes documentos: declaração de matrícula, RG, CPF e comprovante de endereço. Caso o comprovante de endereço não seja no nome do estudante, deverá apresentar declaração do titular e cópia do RG e CPF. Saiba mais: (88) 3611-5576.

- Faça seu cadastro, clicando AQUI.
O governador Camilo Santana está mobilizando os demais governadores da região Nordeste para uma audiência a ser pedida ao presidente Michel Temer, ainda nesta semana. A pauta é uma só: o enfrentamento às facções criminosas por parte desses Estados.
 
Segundo Camilo, essa reunião, em Brasília, deve contar também com a participação dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. No Congresso, tramitam projetos na área da segurança pública que poderiam contribuir na luta contra o crime organizado.
 
Camilo tem dito que o enfrentamento às facções exigirá endurecimento também da legislação e um esforço conjunto e concentrado dos Estados.
 

O Ceará tem sido local de disputa entre facções por territórios. O último episódio envolvendo esses grupos ocorreu em Cajazeiras, periferia de Fortaleza, no último dia 27, quando 14 pessoas foram assassinadas na casa de show Forró do Gago.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Orçamento e Finanças (Sefin), lançou Edital de Processo Seletivo Simplificado Sefin n° 01/2018 para contratação temporária para o cargo de técnico de cadastro imobiliário. São seis vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva e o salário é de R$ 1800,00 para jornada de 40 horas semanais. Os candidatos devem possuir graduação nos cursos de engenharia civil, tecnologia em construção de edifícios, geografia e arquitetura e urbanismo.
As inscrições serão realizadas presencialmente na Gerência do Cadastro Imobiliário na Casa do Contribuinte, situada na Rua Cel. José Saboia, n° 513, Centro, entre os dias 05 e 07 de fevereiro. Para realizar o pagamento da taxa de inscrição, bem como para obter mais informações sobre o edital, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico da Secretaria do Orçamento e Finanças:
sefin.sobral.ce.gov.br/noticias/principais/20-processo-seletivo-simplificado-n-01-2018
A seleção pública atenderá à necessidade temporária relacionada à Gerência da Célula de Cadastro Imobiliário do Município de Sobral, cujas atividades serão voltadas para as ações de fortalecimento da gestão fiscal e tributária do município.
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento da respectiva taxa, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), que deverá ser realizado por meio de recolhimento de Documento de Arrecadação Municipal - DAM.
A seleção pública será realizada pela Gerência da Célula de Cadastro Imobiliário, em duas etapas: análise curricular e entrevista individual. As datas previstas para todo o calendário do certame estão disponibilizadas no ANEXO I do Edital - SEFIN n° 01/2018.

Mais uma vez universidades cearenses se destacam no cenário nacional esportivo. Em 2017, UFC e Unifor estão entre as 10 melhores em desempenho no ranking anual feito pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, que avalia 238 Instituições de Ensino Superior (IES). Em 8ª e 10ª posição, respectivamente, receberam da instituição o Troféu Eficiência.

De acordo com Wildner Souza, coordenador das atividades desportivas da UFC, é a quarta vez em que a Federal fica entre as mais eficientes do Brasil. Em 2013 foi 7ª, ficou em 9º no ano de 2014, foi a 8ª em 2015. E, ainda, a mais eficiente do Ceará pela segunda vez (a primeira foi em 2013).

Com o objetivo de incentivar uma maior participação das IES nos eventos da entidade, a CBDU divulga o ranking anualmente. Além disso, busca ampliar a qualidade e quantidade de competições. Importante ressaltar que as dez instituições com melhores desempenhos são premiadas.

Ainda segundo o coordenador de esportes da UFC, o ano foi positivo apesar de limitações financeiras. “O resultado consolida principalmente a política de incentivo ao desporto da Universidade, na dimensão do rendimento e da participação dos alunos”, avalia Wildner.

O coordenador também destaca a importância do Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto da Universidade como “um dos mais importantes mecanismos de eficiência da política do desporto universitário da UFC”, conclui. Confira o ranking de desempenho das universidades brasileiras no esporte universitário em 2017.

1º - UNIP/SP
2º - UNB/DF
3º - UNINASSAU/PE
4º - UFRN/RN
5º - UNISANTANNA/SP
6º - CELSO LISBOA/RJ
7º - UNIVERSO/RJ
8º - UFC/CE
9º - UNIPÊ/PB
10º - UNIFOR/CE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para seleção pública de Tradutor e Intérprete de Libras. Os interessados poderão se inscrever de 9 a 12 de janeiro. Clique AQUI e confiram o edital completo
Neste ano de 2018, haverá no Brasil nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, sem contar os feriados estaduais e municipais e sem contar os feriadões, aqueles que esticam o fim de semana.
Pois bem: um estudo que acaba de fazer a Federação do Comércio de São Paulo apurou que esses feriados e feriadões causarão um prejuízo de R$ 11,3 bilhões ao comércio varejista brasileiro, o do Ceará no meio.
Isso representará um aumento de 13% em relação ao prejuízo que causaram, no ano passado de 2017, os feriados e os feriadões.
O Brasil é um País de muitas coisas, e também dos feriados e feriadões.
Fonte: Blog do Egídio Serpa
Diocese de Sobral divulga data de posses de sacerdotes em 2018 Solenidades de posses começam no dia 11 de janeiro e seguem até o dia 27 de fevereiro, em 14 paróquias da Diocese. Transferências foram anunciadas no dia 21 de dezembro.


Teresa Fernandes
Jornalista
Correio da Semana

Diocese de Sobral divulgou nesta terça-feira, 2, as datas das posses de sacerdotes em 2018. As nomeações e transferências foram divulgadas no dia 21 de dezembro envolvendo mais de 20 sacerdotes. A primeira lista divulgada contempla a posse de 14 padres que deverão acontecer entre os dias 11 de janeiro e 27 de fevereiro em paróquias da Diocese de Sobral.
Pe. Francisco Florêncio da Costa será o primeiro a tomar posse na Paróquia de Panacuí (Marco) no dia 11 de janeiro às 17h30. Pe. Gerson Luiz Peres Gomes seguirá no dia 19 de janeiro às 19h para Forquilha. Nos últimos dias de janeiro seguirão para as suas novas paróquias Pe. Manoel Domício Morais (dia 26 de janeiro às 18h em Jijoca de Jericoacoara), Pe. Tomé da Silva (dia 27 de janeiro às 19h em Cruz), Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos (dia 29 de janeiro às 17h em Santana do Acaraú) e Pe. José Marcone Martins (dia 31 de janeiro às 18h em Senador Sá)
No mês de fevereiro, Pe. Agnaldo Temóteo da Silveira tomará posse na Paróquia do Patrocínio - Sobral no dia 2 às 19h. No dia seguinte (3), Pe. Francisco Cláudio do Nascimento seguirá para Bela Cruz em celebração às 18h. No dia 4, Pe. José Bonifácio Fonseca Matos tomará posse em Catunda às 19h.
No decorrer do mês haverá ainda a posse de Pe. Francisco Júnior Melo no dia 15 de fevereiro às 19h na Paróquia do Cristo Ressuscitado - Sobral; Pe. João Batista Nery de Abreu será pároco de Cariré no dia 16 de fevereiro às 19h, enquanto Pe. Emídio Moura Gomes irá para Uruoca no dia 18 de fevereiro às 18h. Nos últimos dias do mês haverá a posse de Pe. Francisco Júlio Nascimento no dia 26 de fevereiro às 18h em Aranaú e de Pe. Renato Welton de Farias Bôto no dia 27 de fevereiro às 19h em Pe. Linhares. Durante o anúncio das transferências no dia 21 de dezembro, o bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos ressaltou que os sacerdotes têm fundamental importância na missão da Igreja. “Entre as tantas tarefas do bispo diocesano, a de realizar transferências no clero certamente não está entre as mais simples. Trata-se, porém, de uma necessidade, pois a longa permanência na mesma função e no mesmo lugar, pode criar maus hábitos, gerando comodismo ou falta de entusiasmo no cumprimento da missão. A rotatividade, pelo contrário, renova o ardor missionário dos sacerdotes e das comunidades, gera criatividade e confiança nas próprias capacidades diante dos desafios da caminhada”.

Confira a lista completa das posses na Diocese de Sobral:
Janeiro
11 de janeiro - Pe. Francisco Florêncio da Costa às 17h30 (Panacui – Marco)
19 de janeiro - Pe. Gerson Luiz Peres Gomes às 19h00 (Forquilha)
26 de janeiro - Pe. Manoel Domício Morais às 18h (Jijoca de Jericoacoara)
27 de janeiro - Pe. Tomé da Silva às 19h (Cruz)
29 de janeiro - Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos às 17h (Santana do Acaraú)
31 de janeiro - Pe. José Marcone Martins às 18h (Senador Sá)

Fevereiro
2 de fevereiro - Pe. Agnaldo Temóteo da Silveira às 19h (Paróquia do Patrocínio - Sobral)
3 de fevereiro - Pe. Francisco Cláudio do Nascimento às 18h (Bela Cruz)
4 de fevereiro - Pe. José Bonifácio Fonseca Matos às 19h (Catunda)
15 de fevereiro - Pe. Francisco Júnior Melo às 19h (Paróquia do Cristo Ressuscitado - Sobral)
16 de fevereiro - Pe. João Batista Nery de Abreu às19h (Cariré)
18 de fevereiro - Pe. Emídio Moura Gomes às 18h (Uruoca)
26 de fevereiro - Pe. Francisco Júlio Nascimento às 18h (Aranaú)
27 de fevereiro - Pe. Renato Welton de Farias Bôto às 19h (Pe. Linhares)
A balança comercial do Ceará fechou o ano com o melhor resultado em mais de uma década. Em 2017, o volume das exportações cearenses alcançou US$ 2,1 bilhão, o maior da história. O número representa crescimento de 62,4% em relação ao ano anterior. Sobral aparece em segundo lugar no ranking dos municípios exportadores no Estado. Este ano, as exportações sobralenses atingiram o patamar de US$ 177.753.536,00, contribuindo em 8,4% com as exportações do Ceará.
No Ceará, semifaturados de ferro e aço respondem por 49% das exportações no período, alcançando a marca de US$ 1,03 bilhão. Em seguida, calçados de borracha e plástico aparece em segundo lugar com US$ 96,2 milhões. O crescimento, neste caso, foi de 12,9% frente a 2016.
De acordo com o Ministério da Indústria , Comércio Exterior e Serviços (Mdic), o resultado da balança comercial do Ceará foi o melhor desde 2006, quando o saldo ficou positivo em US$ 345 milhões.
Página 1 de 35